ESTUDE, PESQUISE, ASSISTA, COMPARTILHE E COMENTE A CIÊNCIA DE DEUS

terça-feira, 1 de março de 2011

Teologia, ciência e metafísica se complementam?

Penso, logo existo!

Seria possível haver uma concordância entre ciência, metafísica e a própria teologia? Seria dogmático dizer que a metafísica está distante da realidade do mundo cristão?

Em resposta a estas questões, os cientistas, teólogos e filósofos tentaram definir as estruturas do pensamento. Investigaram as condições de um conhecimento seguro e verdadeiro: a “Palavra de Deus”, o logos, o verbo que se fez carne e habitou entre nós (João 1.1) a própria sabedoria em forma humana.

Aristóteles já afirmava que tudo que a ciência não conseguia explicar, e que vive no mundo das ideias é metafísico, ou seja, o que esta além da física (Meta = depois, além; Physis = física). Não seria novo para os cristãos pensar em algo que tange fora das leis da natureza, como, por exemplo, explicar os “milagres”, perguntas que sempre nos vem à mente: Como acontecem? Porque acontecem? E qual é seu propósito? O que se encaixa no âmbito “milagre” é fora da compreensão epistemológica e empírica. Não seria então facil dizer que “milagres” pode ser reproduzido em laboratório e refaze-lo empiricamente, esta fora das leis científicas, e portanto metafisico. A ciência lhe dá com estudos envolvendo o mundo fisico, sendo assim, aquilo que se classifica como ciência, tem seu objeto de estudo. Biologia é uma ciencia porque tem como objeto de estudo a vida, ecologia os ecossistemas, paleontologia a vida passada da terra, e assim por diante, mas como classificar a psicologia? Pois o objeto de estudo é a mente humana, no entanto a mente humana nao é igual a todos os seres Homo sapiens, cada pessoa pensa de maneira diferente, mas não iremos entrar nessa discussão que afirma que a psicologia é uma “pseudo-ciencia” apenas retratando como é rigoroso afirmar aquilo que se diz de fato ciência. A Teologia (do grego θεóς, transl. theos = "divindade" + λóγος, logos = "palavra", por extensão, "estudo"), no sentido literal, é o estudo sobre deuses. Porém partindo do princípio da definição hegeliana do termo "Teologia", a teologia é o estudo das manifestações sociais de grupos em relação às divindades. Como toda área do conhecimento, possui então objetos de estudo definidos.

Aquilo que nós definimos como metafisica vai mais além do que a ciencia não pode explicar, a concepção de conhecimento que temos é o temor do Senhor (Provérbios 1.7), mas até onde a ciência pode chegar? Karl Popper disse:

“ela nunca pode afirmar ter alcançada a verdade”

No entanto, não é o que vemos, sabemos que a verdade absoluta é Deus, a fonte de toda sabedoria, ou a própria sabedoria (João 1.1) e ao contrário do que Popper afirma, a ciência tem corraborado para o reino de Deus, as evidências científicas, arqueológicas estão a cada dia aproximando mais e mais a criatura ao seu criador. A ciência sempre afirmará a verdade! Entretanto, ela não tem caminhado sozinha, o desejo em conhecer mais o universo que vivemos e fora dele é impussionado pela “teologia da ciência” (termo que designo para uma ciência que se aproximada da verdade), Paulo diz como chegar ao conhecimento verdadeiro, a manifestação da glória de Deus na sua criação:

“Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis...” Romano 1.19,20

Deus manifesta ao homem, aquilo que podemos saber, as evidências estão claramente na criação de todo o “cosmos”, se olharmos par ao Sol, observamos a sabedoria de Deus, se olharmos para o planeta, para os seres viventes e a uma simples ameba nos deparamos com a manifestação da glória de Deus.

“Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite.” Samos 19.1,2

A manifestação da natureza divina é tão clara comparado a um quadro pintado contendo as pinceladas do seu autor, como a famosa declaração da existência de Deus do argumento teológico do relógio encontrado no deserto dada por William Paley em 1802, onde quem encontra o relógio logo sabe que alguém o projetou, e esse alguém provavelmente foi um relojoeiro, assim uma analogia ao projeto e seu arquiteto.

Para que haja avanço científico e tecnológico é preciso pensar longe e às vezes longe de mais, os grandes avanços cientiíficos são oriundos em sua grande parte de mentes que buscavam em saber o que esta muito além de se conseguir, como voar, alcançar o espaço sideral, desbravar o mundo microscópico, alcançar a velocidade da luz, ir até a lua, êxito na medicina nuclear, tratamento nanomolecular, e assim por diante. Todos esses grandes benefícios atingidos são provenientes de pensamentos metafísicos e assim chegando à ciência, a capacidade humana tem aumentado a cada dia mais, o profeta e cientista Daniel nos fala a respeito do grande avanço cientifico da presente era:

“E tu, Daniel, encerra estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e o conhecimento se multiplicará.” Dn 12.4

O avanço cientifico nunca foi tão grande como agora, desde o século XX tem-se rompido as barreiras e surpreendido a muitos, nada se compara com o avanço desde do renascimento e da idade média. O mundo acadêmico, os centros de pesquisas e as universidades tem vivido o que chamamos de um encontro entre a ciência e o metafisico, falar de ciência e religião não é mais o epicentro de horas e horas de debates sem nenhuma conclusão, nos deparamos agora com a corrida desenfreada do conhecimento, do crescimento epistemológico e de novas ciências sendo descobertas. Bilhões de dólares são investidos em todo mundo visando novas descobertas, a corrida não é mais para alcançar a lua, e sim para alcançar a auto suficiência energética, pois as fontes do planeta estão se esgotando, já não bastasse os poderes bélicos que estão sendo automatizados, já não se fala em armas nucleares e artífices explosivos, mas sim em armas neuro-sensoriais, armas químicas e alcance dos meios de telecomunicações na manipulação humana, o homem já consegue até mesmo manipular a atmosfera e suas reações químicas, especulações a respeito das catástrofes no presente século tendo como autor o homem esta aumentando e o que se refere a aquecimento global é apenas uma desculpa para explicar os cataclismos.

As palavras do profeta Daniel parece se encaixar bem o que estamos vivendo, a palavra de Deus mais uma vez sendo infalível e inerrante, as profecias escatológicas estão sendo cumpridas e o mundo nota que algo estranho está acontecendo. O crescimento não somente das igrejas tem aumentado como também seitas, centro de racionalismo cristão, centro de divindades, templos, etc. A procura do ser humano em tentar entender o inevitável é um sinal relativo à segunda vinda de Cristo e não podemos ficar desapercebidos dos acontecimentos da presente era como crentes mornos e relativos.

A busca pelo metafísico entra em cena, e o ser humano já sente a necessidade de uma explicação maior para sua vida, o pensamento filosófico: Quem somos? De onde viemos? E para onde vamos? Tem tirado o silencio de muitos, sabemos que somente o cristianismo responde essas indagações. A ciência desta forma e tudo aquilo que construímos é proveniente de um pensamento metafísico, deparamos aqui com a junção de uma busca do “eu” (metafísico) com as evidências científicas e teológicas inerentes ao criador do universo. Esta força que rege tudo, assim dita pelos cientistas, que esta por trás dos questionamentos, que permite que a sincronia perfeita para existência da vida seja mantida é Deus.

As universidades que se considera berços dos futuros intelectuais, da civilização, lugar de debates e crescimento de um país tem a cada dia fracassado com seu objetivo “virtus et sapienta” (a sabedoria é uma virtude) a formação de cidadãos. O uso deliberado de drogas e prostituição tem levado a falência mental de jovens que sonham em ser profissionais competentes e precursores de seus ideais, sem falar das festas e trotes que marcam a população a cada dia com torturas e crimes. Contemplamos a falência da virtude, a morte da decência e o sepultamento dos valores mais elementares. Os valores morais estão sendo tripudiados. O homem hoje tem vergonha de ser honesto e integro. A mentira e os acordos escusos estão presentes em todos os segmentos da sociedade.

Em meio a tudo isso, as ciências, a razão, o pensar, sofrem a relativização onde tudo é relativo, tudo é uma opinião, tudo é filosofia, tudo tem que ser discutido, mas onde esta a solução para uma sociedade que avança tanto tecnologicamente e retarda nos valores morais? A metafísica não somente compreenderá o pensamento cientifico e suas implicações filosóficas como é o rumo que pode se tornar errôneo se for manipulado para outros fins. Venhamos a tomar conhecimento e resgatar o evangelho puro e simples que Jesus pregava e vivia, o maior filosofo e cientista de todos os tempos, operava sem as leis da Física e ultrapassava qualquer argumento lógico. Conclui-se que a ciência é inerente a metafisica e podemos usa-las para alcançar a Deus e sermos precursores da teologia da ciência do presente século crescendo na graça e conhecimento.

“Examinai tudo. Retende o bem” 1 Tessalonicenses 5;21

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna...” João 5;39

Victor Hugo Danelichen

“Dedico a Deus o que escrevi"

Por favor, reproduza nossos conteúdos à vontade, mas dê os devidos créditos ao autor e ao blog http://cienciadedeus.blogspot.com.- Deus o(a) abençoe!

Um comentário:

assembleiabelem disse...

http://comente.assembleiabelem.br22.com

Um blog que você Participa,ou seja você faz com sua opinião, entre em nosso blog e partipe, alem disso não precisa de cadastro

Aproveite e Conheça nosso site

http://www.assembleiabelem.br22.com/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...