ESTUDE, PESQUISE, ASSISTA, COMPARTILHE E COMENTE A CIÊNCIA DE DEUS

sexta-feira, 2 de março de 2012

O PLANO DA SALVAÇÃO



“Mas a justiça que é pela fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu? (isto é, a trazer do alto a Cristo.)

Ou: Quem descerá ao abismo? (isto é, a tornar a trazer dentre os mortos a Cristo.)

Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos,

A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.

Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.
Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.

Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam.

Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.”

Romanos 10:6-13

Paulo faz uma alegoria a respeito da doutrina da Salvação “Solterologia” discutindo o texto de Deuteronômio 30. 11-20 onde Moisés expõe ao povo de Israel:

·         Que caminho deve escolher e quais são, quais são suas consequências e qual é a vontade perfeita de Deus.
Antes de começar a estudar esse texto reflitamos nessas hipóteses como se nunca conhecêssemos a palavra de Deus e portamos como o povo de Israel no A. T. e o nosso meio hoje, de modo que possamos responder a essas perguntas:

O que é a salvação? O porquê de ser salvo e como manter-se salvo?

Vejamos o texto de Deuteronômio:

 “Porque este mandamento, que hoje te ordeno, não te é encoberto, e tampouco está longe de ti.” Deuteronômio 30:11

·         A lei de Deus não esta longe de nós, isto significa que possuímos em nós o livre acesso consciente a obedecer os mandamentos de Deus ninguém esta isento da salvação;

“Porque esta palavra está mui perto de ti, na tua boca, e no teu coração, para a cumprires.” Deuteronômio 30:14

·         Moisés refere-se a uma lei que não esta escrita em tábuas de pedras, mas no coração de carne do homem, porem isto só acessível se ouvires a voz de Deus, veja versículo 10:

Quando deres ouvidos à voz do SENHOR teu Deus, guardando os seus mandamentos e os seus estatutos, escritos neste livro da lei, quando te converteres ao SENHOR teu Deus com todo o teu coração, e com toda a tua alma.”  Deuteronômio 30:10

Talvez seja por isso que Paulo em sua carta aos Romanos 10:8 diz que a Palavra esta junto de nós, pois a ouvimos! E se ouvimos compreendemos o amor de Deus. Quando o profeta Isaias no capitulo 53 diz a respeito do povo de Israel como Cordeiro mudo para o que povo entendesse o sacrifico, assemelhando Israel como povo que desprezou a palavra de Deus, e por isso seria sacrificado como cordeiro, de antemão vemos também hoje ao lermos o mesmo capitulo que o cordeiro era Cristo!  De forma que a Salvação é atemporal e planejada a todo ser humano.

“Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal;
Deuteronômio 30:15

Dantes já conhecíamos o Mal, pois o sistema mundano em consequência do pecado já esta fadado, mas agora vemos...

“Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.”1 Coríntios 13:12

Não estamos mais ignorantes a cerca do plano salvífico de Deus, conhecemos o bem e o mal.
Visto que conhecemos a Palavra, somos aptos a entender o plano da salvação, desta forma observamos os pilares desse plano.
·         Assim a salvação é definida como:

Salvação é uma milagrosa transformação espiritual, operada na alma e na vida, no caráter, de todas pessoa que pela fé, recebe Jesus Cristo como seu único salvador pessoal (Ef 2.8,9; 2 Co 5.17; Jo 1.12; 3.5). Observe as afirmações bíblicas “é nova criatura” (conversão) e “tudo se fez novo” (nova vida, novo e íntegro caráter).
Quais deve ser os passos normais de uma vida salva:

1)      Regeneração espiritual; (é o ato interior da conversão)
2)      Plenitude do Espírito Santo;
3)      Maturidade Espiritual;
4)      Dedicação ao Senhor no seu trabalho;

É tudo que Jesus ensinou e realizou para levar uma raça pecadora a comunhão com um Deus Santo. Trata-se da redenção do ser humano do poder do pecado (1 Pe 1.18,19). É ainda, a libertação do cativeiro espiritual (Rm 8,2). É a saída do pecador dentre o poder das trevas do pecado (Cl 1.13). E finalmente, é o retorno do exilio espiritual do pecador para Deus (Ef 2.13).

Regeneração (tem a ver com a natureza do pecador) ≠ Justificação (tem a ver com o pecado do pecador).

Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada.

“E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.”  Tiago 2:22-23

Victor Hugo M. Danelichen
Cuiabá, dia 02/03/2012

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns Victor Hugo comentários simples mas objetivo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...